A importância da Alimentação no desenvolvimento infantil
A nutrição infantil saudável e balanceada é pré-requisito para a manutenção da atenção, do foco e da concentração, ou seja, da aprendizagem.
Quando o criança tem uma alimentação adequada, o seu rendimento pedagógico tende a ser melhor devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais.
Outro fator influenciado pela qualidade dos alimentos ingeridos, é o desenvolvimento da criança nas atividades motoras, como educação física e esportes no geral, que requerem um significativo esforço corporal.
Logo, crianças que ingerem alimentos pouco nutritivos ou com teor energético insuficiente para a manutenção das funções orgânicas tendem a ter o seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo comprometidos.
Alimentos com importantes propriedades nutricionais, para o desenvolvimento infantil:
Peixe: ricos em ômega 3 e DHA, trazem nutrientes essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso e retina. O ideal é consumir de duas a três vezes por semana.
Frutas: além de laranja e limão, a acerola é outra fruta repleta de vitamina C, que reforça a imunidade e previne gripes e resfriados. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, mirtilo, amora, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDH). O mamão, além de combater a constipação intestinal, tem ação cicatrizante e é fonte de vitamina A e C. E a banana, que é uma fruta bem aceita pelas crianças, é rica em fibras e potássio.
Arroz: fonte de carboidratos e vitamina B1, que fornecerá energia para a criançada! Uma dica para tornar o arroz mais atraente para as crianças é adicionar cores (beterraba, cenoura, vagem etc)
Feijão: com arroz, forma a dupla perfeita! É fundamental para a formação de hemoglobinas, que transportam o oxigênio e ajuda a combater a anemia devido à alta concentração de ácido fólico.
Vegetais de folhas verdes escuras: por serem boas fontes de fibras, eles contribuem para o funcionamento do intestino, além de prevenir a elevação do colesterol. Também são ricos em vitaminas e minerais, como o cálcio, fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Aveia: rica em fibras, fornece maior sensação de saciedade para o organismo. A aveia também é um alimento que contribui para a diminuição do colesterol.
Castanhas: ajudam na liberação da serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor. Também contribuem para aumento do bom colesterol
Importante reforçar que o consumo excessivo de alguns tipos de alimentos, pode prejudicar a boa nutrição da criança e, consequentemente, o desenvolvimento de modo geral:
- Produtos ultraprocessados e ricos em açúcares, como: refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, embutidos etc
- Produtos com muitos corantes e conservantes, como os industrializados e ultraprocessados
Invista sempre em alimentos naturais e artesanais, ou seja, descasque mais e desembale menos!
Nutricionista Ana Paula Sanches